Estão abertas, até 11 de fevereiro, as inscrições para a 46ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. O evento será realizado em formato híbrido, com exibições presenciais em São Luís e na modalidade online, entre os dias 9 e 16 de junho.
Cineastas de todo o país podem concorrer nas mostras competitivas nacionais de filmes de longa e curta-metragem. Realizadores ibero-americanos e de países de língua portuguesa também podem participar, desde que os filmes sejam falados, dublados ou legendados em português.
As mostras competitivas maranhenses são de videoclipe, reportagem audiovisual e filme publicitário, além de longa e curta-metragem. O Guarnicê aceita produções finalizadas a partir de junho de 2022 e que não tenham sido inscritas em edições anteriores do festival.
Entre os prêmios ofertados estão o de melhor filme de longa-metragem nacional, que receberá R$20 mil, e o de melhor curta nacional, que será premiado com R$10 mil. A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) destinará dez salários mínimos aos melhores filmes maranhenses.
A programação do festival, que é gratuita, abrange exibições de mostras competitivas e paralelas e ações formativas diversificadas, como oficinas, palestras, workshops, além do seminário Ciência Cine Guarnicê.
Informações: G1 Maranhão