Os 49 casos de malária registrados no município de Rosário, localizado a 75 km de São Luís, foram descartados após um exame de contraprova, é o que aponta a prefeitura da cidade e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com notas divulgadas pelos órgãos nessa quarta (11), as amostras passaram por uma reanálise no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) e todos os exames apresentaram resultado negativo para malária, sendo descartado o surto da doença no município.

Segundo a SES, equipes de saúde permanecem em Rosário até que até que seja identificada a causa do quadro infeccioso na zona rural da cidade, já que os pacientes ainda apresentam febre, dor de cabeça e fraqueza.

Ainda de acordo com a secretaria, nesta quinta-feira (12) as amostras serão enviadas para a Fundação Evandro Chagas, localizado em Belém, no Pará, para a investigação de outras doenças.

Os casos de malária haviam sido confirmados pela SES nessa segunda (9), nos povoados de Juçaral e Providência, situados na zona rural da cidade de Rosário. No entanto, todos foram descartados após o exame de contraprova.

Publicidade