Com o objetivo de incentivar a vacinação contra a Covid-19, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta terça-feira (7), uma ação de mobilização para vacinação de servidores estaduais. A ação aconteceu no Centro Administrativo do Estado, composto pelos edifícios Clodomir Milet, Nagib Haickel e anexos, oferecendo vacinas contra a Covid-19 e Influenza.  

O governador em exercício do Maranhão, Paulo Velten, esteve na ação e aproveitou para vacinar contra a Influenza e tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19. “Todo servidor público tem que dar o exemplo. A vacina salvou a humanidade e, no Brasil, não foi diferente. Aproveito para parabenizar o secretário Tiago Fernandes por ter feito um trabalho importantíssimo de conclamar toda sociedade, pois precisamos melhorar a nossa cobertura vacinal. E isso é um dever cívico nesse momento de crise sanitária que atravessamos”, ressaltou o governador interino Paulo Velten. 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, o Governo do Estado está mantendo o diálogo constante com os municípios para que o percentual de maranhenses vacinados continue sendo expandido.  

“Iniciamos a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para a população acima de 50 anos e, assim como estamos realizando no Centro Administrativo do Estado, iremos percorrer outros prédios públicos para alcançar essa faixa etária de 50 anos ou mais e incentivar as pessoas a completarem o seu esquema vacinal”, destacou o secretário Tiago Fernandes.  

A iniciativa foi bem aceita pelos servidores que aproveitaram para atualizar seus esquemas vacinais. “A vacinação é uma questão de prevenção, prevenção contra a Covid-19 e para que possamos voltar a ter a vida que tínhamos antes, com menos medo dessa pandemia”, disse a servidora da Secretaria de Transparência e Controle (STC), Margarida Maria Teixeira Batalha, que aproveitou para tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19.  

Já a servidora da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Auricélia Cruz Santos, aproveitou para vacinar contra a Influenza. “Ainda estou aguardando completar os quatro meses da terceira dose para tomar a quarta dose da Covid-19, mas já estou me vacinando contra a Influenza. Essa ação é muito importante pois traz para perto da gente a possibilidade de imunização”, afirmou.  

O secretário de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Pedro Chagas, falou sobre a importância da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. “Essa é parceria de grande importância para todos os servidores, pois a Covid-19 dizimou uma boa parte da população e a vacinação veio para nos salvar dessa doença. E trazer isso para os nossos servidores em um ambiente acessível é melhor ainda”, pontuou o secretário da Segep. 

A vacina contra a Covid-19 está disponível nos postos municipais e, para ampliar a cobertura vacinal, o Estado disponibiliza três pontos na capital: o IEMA Rio Anil (antigo Cintra) e as policlínicas Cidade Operária e Vinhais. Já a vacina da gripe, além dessas policlínicas, está disponível também nos Hospitais Dr. Genésio Rêgo, Vila Luizão e Aquiles Lisboa (HAL).