O prefeito Edivaldo Holanda Junior iniciou novas frentes de asfalto nesta quinta-feira (16) na zona rural de São Luís, desta vez nos bairros Residencial Shalon e Vila Esperança. Ainda na zona rural, o gestor municipal conferiu o andamento das obras de drenagem e pavimentação na Vila Sarney e Vila Industrial, que já estão em execução há várias semanas. Por meio do programa São Luís em Obras, a Prefeitura tem realizado grandes investimentos nesta área da cidade que estava há décadas aguardando a execução de serviços de infraestrutura. Estão em andamento serviços de pavimentação asfáltica, drenagem profunda e construção de pontes.

Durante as vistorias Edivaldo conversou com moradores, conferiu o andamento dos trabalhos e falou dos investimentos por toda cidade. “Da zona rural ao Centro de São Luís, nós temos, hoje, centenas de frentes de trabalho em andamento. Ao longo da BR-135, nos bairros da zona rural, já estamos com obras avançadas de drenagem profunda e pavimentação na Vila Industrial, Vila Sarney e Primavera, também no Tiribi, Tibirizinho e Rio do Meio. Agora, estamos iniciando obras na Rua da Bomba, que liga a Vila Esperança à Residencial Shalon, onde já começamos o trabalho de nivelamento e terraplanagem”, destacou o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e do secretário municipal Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos – Semosp).

Na Rua da Bomba, via de acesso à Vila Esperança, nas proximidades do KM 3 da margem direita da BR-135, no sentido à saída de São Luís, a Prefeitura deu início à preparação do terreno, onde máquinas motoniveladoras trabalham para eliminar as imperfeições do solo, que será posteriormente compactado e preparado para receber o betume e a camada de asfalto. Na Vila Esperança a Prefeitura irá implantar 3 quilômetros de asfalto.

“Eu moro aqui nesta rua há 30 anos e a comunidade sempre pediu às autoridades que viessem aqui para ver, testemunhar a situação dos moradores, que tinham que conviver com lama e poeira. Agora, estamos vendo a obra acontecer”, comentou Maria Domingas, de 60 anos de idade. “Antes desta obra, o melhor que já fizeram, há muitos e muitos anos, foi passar uma máquina para terraplanar a piçarra”, acrescentou Eliana Nascimento Reis, que mora na Rua da Bomba há 14 anos.

No Residencial Shalon, a Prefeitura deu início dos trabalhos de terraplanagem de todas as ruas do bairro, preparando o leito das vias para pavimentação e construção de drenagem superficial (meio-feio e sarjetas). No local serão implantados 2,5 quilômetros de asfalto. “Eu estou muito feliz com estes serviços. Faz sete anos que moramos aqui e esperamos benfeitorias para a nossa rua. Era muita lama e poeira, mas agora estamos vendo as melhorias que o prefeito Edivaldo está trazendo para o nosso bairro e os bairros vizinhos também”, destacou Ronilda Moura Lobato Silva.

“Estamos promovendo o desenvolvimento por meio da urbanização destes bairros da zona rural, atualmente com obras nas vilas Primavera, Esperança, Industrial e Vila Sarney. Estamos pavimentando as vias de ligação de todos estes bairros. Já fizemos também a ligação com o Maracanã. Este é o objetivo do programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo, que é fazer com que a cidade alcance desenvolvimento social e econômico, por isto estamos construindo pontes, obras de drenagem profunda e asfaltamento de vias urbanas, promovendo crescimento social e geração de emprego e renda”, ponderou o secretário Antônio Araújo (Semosp).

“A zona rural de São Luís está com obras avançadas. Já fizemos a terraplanagem de várias ruas, sendo que muitas delas nunca tinham sido beneficiadas. Fizemos também a ligação viária da Vila Sarney com o Maracanã, que é uma importante obra de integração entre bairros, que visa promover mobilidade para a população e propiciar mais segurança, além de acesso a outras localidades. Na Vila Sarney e Primavera, por exemplo, a Prefeitura está construindo um sistema de drenagem profunda que vai sanar um problema histórico de alagamento na região. Estamos avançando a cada dia todas estas obras e temos acompanhado de perto, verificando a qualidade dos serviços e mantendo contato com a comunidade”, ressaltou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

OUTRAS OBRAS

Vale destacar que, na zona urbana, somente no mês de julho corrente, a Prefeitura deu início ao asfaltamento na Coheb-Sacavém, Sá Viana, Jardim São Cristóvão 2 e no São Raimundo (área Itaqui-Bacanga).

Ainda a respeito da zona rural, além das novas frentes de pavimentação no Residencial Shalon e Vila Esperança, o Programa São Luís em Obras contabiliza serviços de asfaltamento nas vilas Primavera, Esperança, Industrial e Vila Sarney, bem como pavimentação e drenagem profunda e superficial na região do Tibiri, Tibirizinho e Rio do Meio, beneficiando milhares de famílias, localizadas na altura do KM 3 da rodovia BR-135.

Lembrando ainda que a Prefeitura está construindo uma ponte de concreto para transpor um riacho afluente do Rio da Prata, interligando os bairros da Vila Itamar e Recanto Verde, com objetivo de facilitar o tráfego de pessoas e de veículos, acabando com um problema de décadas na região, que é a falta de acessibilidade.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.